Fui repetir uma fórmula que tinha dado certo, mas na hora vi que estava com pouca farinha integral. Estava usando a farinha integral da Dona Benta embalada à vácuo, meio sem querer. Fiquei impressionado com o quanto essa farinha aguenta de água, comparada com a tal da Ecobio que eu vinha usando (que achei que era ótima... mas já não sei mais) e tinha feito o pão com 84% sem problema.
Substituí a farinha por mais branca, semolina e centeio. Diminuí a água e segui.
Só que ficou muito hidratada. E muito grudenta, acho que por causa do centeio.
No dia seguinte vi que não ia dar pra moldar, tava aguada demais, mas fora isso linda.
Untei uma forma de pão, passei farinha, e despejei a massa. Deixei "proofar" por mais ou menos uma hora, e aproveitei pra testar algo que eu sempre quis testar. Não pré aqueci o forno! Liguei com a forma dentro. O proof parecia meio "under", meti uma faca pra tentar cortar mas o mingau não era cortável, e tudo juntou imediatamente. Mesmo assim mandei ver.
Ficou assando por mais ou menos uma hora (não contei, acho q um poco mais de uma)
O corte acabou funcionando e o pão rasgou nele, mesmo estando invisível na superfície.
E acabou ficando um super pão de forma. Delicioso
Comentários
A propósito, tem uma "integral" (aspas bem intencionais!!!), sugerida num post do Estevão Meneguzzo, que comprei outro dia e fiquei decepcionado (na verdade, com raiva!): no pacote vem escrito "Mirella Orgânica Integral". Abri e achei estranha, cheia de fragmentos. Olhei do lado e diz, "Ingredientes [!!!]: Farinha de trigo orgânica tipo I [ou seja, branca!] e fibra de trigo orgânico [ou seja, farelo!]". Se é pra misturar, prefiro comprar separadamente o farelo e adicionar quanto eu quiser...
Estou em vias de conseguir comprar uma integral da 5stagioni, vamos ver como se sai.
ab