oi gente, tudo bem? Vou comprar um forno para assar meus pães, e estou olhando e tem vários tipos, mais quero algo mais barato, alguém tem experiência com forno de lastro para pao ? Ou o de convecção? Qual seria melhor?
Outro dia testei um de lastro, metalmaq. Simples custa por volta de uns 2k. Acho que era este. Funcionou as mil maravilhas.
A diferença que o forno faz é enorme!! Vale super a pena. Ando pensando nele.
Conversei com um amigo, padeiro profissa, faz destes pães q a gente faz. Segundo ele o ideal é lastro. Que guarda o calor. Ele disse que alguns fornos de convecção podem funcionar, mas não são o ideal.
Parece que o ideal é elétrico e não a gás. Mais preciso.
Ainda segundo ele, o melhor forno de lastro é da Ramalhos um módulo custa por volta de 20k. É mais econômico, no consumo de eletricidade, do que os mais baratos.
Mas pra mim é muito caro. Este Ramalhos tem três temperaturas diferentes pra serem ajustadas (teto, lastro e porta) e injeção de vapor.
Na semana que vem devo testar um Prática de convecção, vamos ver como se sai.
Sim, eu fiz um orçamento com a Ramalho, quase cai dura kkkkkkk carísimo , tava vendo um de convecção usado...este de lastro que vc experimentou tinha vapor? Ou se for de lastro não precisa?
Meu medo é comprar um sem vapor e não funcionar, me conta mais, como ficou a casca do seu pão ? Vc colocou direto no lastro? Como fez com o vapor? Obrigada
Esse, não tinha vapor não, mas os pães ficaram ótimos. Fiz vapor com um spray de água. Deu super certo. Forno elétrico, ao contrário dos à gás, não tem ventilação então o vapor não escapa.
Coloquei direto no lastro, usando uma pá de pizza.
Minha comparação é com meu forno à gás de casa, um brastemp normal. Uso umas formas tampadas, já que minhas tentativas de fazer vapor nunca resultaram bem. Quer dizer, fazia vapor, mas ele escapava rápido e o pão não dava tão certo.
No forno de lastro e num forno de pizza à lenha, que já testei também, os pães crescem mais, e mais rápido. Neste elétrico assim que botei a massa, tipo 75% de hidratação, ela ficou com uma carinha meio achatada, achei que não ia dar certo, mas logo a massa cresceu um monte e o pão ficou lindo. Casca fina e brilhante, belas orelhas e ficou gordinho:) Além disso ele pega cor muito mais rápido.
Acho que com estes fornos mais legais dá até pra fazer a massa mais hidratada, pois o crescimento é fortão.
Olha aí as fotos, não tenho fotos do miolo, mas tava aberto e fofinho. (o branco foi feito pelo @Rodrigo)
Olá. Na verdade 2. Caberiam 4, mas fica muito apertado pra lidar. E como o calor quando as resistências ligam é muito desigual, preciso ficar mexendo nos pães pra eles assarem por igual.
Comentários
Também ando pesquisando fornos.
Outro dia testei um de lastro, metalmaq. Simples custa por volta de uns 2k. Acho que era este. Funcionou as mil maravilhas.
A diferença que o forno faz é enorme!! Vale super a pena. Ando pensando nele.
Conversei com um amigo, padeiro profissa, faz destes pães q a gente faz. Segundo ele o ideal é lastro. Que guarda o calor. Ele disse que alguns fornos de convecção podem funcionar, mas não são o ideal.
Parece que o ideal é elétrico e não a gás. Mais preciso.
Ainda segundo ele, o melhor forno de lastro é da Ramalhos um módulo custa por volta de 20k. É mais econômico, no consumo de eletricidade, do que os mais baratos.
Mas pra mim é muito caro. Este Ramalhos tem três temperaturas diferentes pra serem ajustadas (teto, lastro e porta) e injeção de vapor.
Na semana que vem devo testar um Prática de convecção, vamos ver como se sai.
abs
Coloquei direto no lastro, usando uma pá de pizza.
Minha comparação é com meu forno à gás de casa, um brastemp normal. Uso umas formas tampadas, já que minhas tentativas de fazer vapor nunca resultaram bem. Quer dizer, fazia vapor, mas ele escapava rápido e o pão não dava tão certo.
No forno de lastro e num forno de pizza à lenha, que já testei também, os pães crescem mais, e mais rápido. Neste elétrico assim que botei a massa, tipo 75% de hidratação, ela ficou com uma carinha meio achatada, achei que não ia dar certo, mas logo a massa cresceu um monte e o pão ficou lindo. Casca fina e brilhante, belas orelhas e ficou gordinho:) Além disso ele pega cor muito mais rápido.
Acho que com estes fornos mais legais dá até pra fazer a massa mais hidratada, pois o crescimento é fortão.
Olha aí as fotos, não tenho fotos do miolo, mas tava aberto e fofinho.
(o branco foi feito pelo @Rodrigo)