Olá, bem-vinda | bem-vindo!

Olhe à vontade. Para postar, entre ou registre-se. Acesso imediato e gratuito :)

In this Discussion

Site sem anúncios.
qq dúvida: contato

Começando do 0. Levain + pão

editado janeiro 19 em Pães
Olá a todos!

Achei incrível encontrar um fórum sobre pães e afins :)

Sou novatíssima na área mas estou muito animada para começar a fazer meus próprios pães - principalmente para garantir que estou comendo algo saudável.

Gostaria de começar já com a fermentação natural. Encontrei esse link, com informaçöes sobre o levain e depois uma receita do pão usando o fermento feito.

https://www.marolacomcarambola.com.br/como-fazer-fermento-natural-levain/

O que vocês acham? É uma boa receita?

Aceito todas as sugestões e novas receitas :D

Grata!

Comentários

  • Não consigo editar o título, ficou parecendo que eu quis dizer "menos Levain, mais pão", mas só quis dizer "Levain e pão" rs
  • VV
    editado janeiro 19
    Oi @monica. Bem vinda. 

    Pareceu ótima a receita, ou as receitas.

    A hidratação deste pão é de 71%. Bem hidratado pras nossas farinhas. Pode ficar uma massa mais pro molenga e grudenta, dependendo das farinhas. Mas não é uma hidratação exagerada. 

    A receita que eu comecei era menos hidratada, mais fácil de lidar. Mas hj em dia fico sempre por volta dos 71~75%. Tranquilo.

    Atenção com os tempos indicados em qq receita que não fale da temperatura. A atividade do fermento varia ENORMEMENTE com a temperatura, e nós estamos no verão tropical né. Quanto mais quente mais rápido, e dentro de um limite, quanto mais lento mais saboroso. Por isso é muito comum as receitas indicarem o quanto a massa deve crescer, tipo dobrar ou triplicar - ao invés de indicar o tempo. Ou indicar o tempo junto com a temperatura da massa.

    Não precisa sovar. Mas é bom fazer uns stretch and folds. até a massa formar. Vc vê a transformação de uma gororoba pra uma massa lisa e elástica. Também a facilidade com que a massa desenvolve, varia muito de farinha pra farinha.

    As vezes faço assim. Misturo / descanso pelo menos meia hora (autólise) / dou umas esticadas na massa / descanso 1hr / stretch and fold / descanso  1hr / SaF / descanso 1h / outro /e daí deixo fermentando.

    -----

    Fiz meu fermento. Mais ou menos assim como está descrito lá. Já fiz outros também. 
    É fácil. No início, enquanto não tem atividade (bolhinhas), eu só misturo. Não "alimento" (descarte e mais farinha e água). Pode demorar uns dias pra haver atividade. E neste período o fermento pode até cheirar meio mal. Tipo estragado mesmo. Depois quando as bactérias e os fungos desejados começam a dominar a cultura (aparece a atividade) o cheiro muda, os meus lembram banana. Daí começo a alimentar e o bicho começa a crescer.
    Boa sorte e nos diga como foi ou pergunte mais se precisar.

    Boas fornadas.

    V.

    ps editei o título pra vc ;) é no ícone de engrenagem no canto sup direito


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.