Taí uma coisa que nunca me interessou muito. Antes de começar a fazer pão de fermentação natural, tive e usei bastante, por muitos anos, uma dessas máquinas de fazer pão. A migração foi gradual: nos primeiros pães de fermentação natural, eu usava a máquina apenas com a opção de "amassar", mas depois fui pegando gosto pela manipulação direta da massa (ajuda a desestressar depois do trabalho ). Depois de mais de um ano sem ligá-la, dei para uma conhecida da família.
Eu também prefiro meter a mão na massa, literalmente. Inclusive, recomendo a qualquer um que antes de usar uma batedeira use a mão, faz toda a diferença pra aprender a "entender" a massa.
Só que estou com uma tendinite no braço e não estou podendo sovar. Então tenho usado a batedeira. Até funciona bem, mas andei dando um olhada no que existe por aí. Queria saber como elas se saem fazendo pão.
Ja usei batedeiras e quando a receita requer hidratações muito altas eu tendo a começar na batedeira ate a massa começar a desenvolver. Depois passo pra bancada e termino na mão pra chegar no ponto.
Eu usei a Arno planetária por um bom tempo batendo receitas pequenas. As 2 vezes que ultrapassei meio quilo de farinha, quebrou uma das 2 travas do bowl. Ai eu tive que comprar outra.... Andei pesquisando no mercado e a única que encontrei que valesse a pena e não fosse estacionária é a Kitchenaid Commercial de 7,6l. Engrenagem toda de metal, motor que entrega 1/2 hp no bowl. Se você comprar no boleto, aproveitando também os descontos de 10% que sempre aparecem, ela acaba saindo o mesmo preço que uma batedeira planetária profissional de 10l que não tem força pra sovar. Fiz a receita de pizza da AVPN(1kg de farinha com 58% de hidratação) seguindo a regra de tempo: 10 min para misturar farinha na agua e 20 min sovando. Ficou ligado por 30 min direto na velocidade 2 e só começou a esquentar no final da sova. Acho que foi um bom teste. A massa acabou esquentando mais do que eu queria, mas eu não ajustei a temperatura da água(75-T<ingredientes>-T<ambiente>-I<fricção>). Hoje eu ajustei, usando 10(recomenda-se 9) como índice de fricção, e a massa saiu na temperatura certa.
Comentários
Só que estou com uma tendinite no braço e não estou podendo sovar. Então tenho usado a batedeira. Até funciona bem, mas andei dando um olhada no que existe por aí. Queria saber como elas se saem fazendo pão.
Andei pesquisando no mercado e a única que encontrei que valesse a pena e não fosse estacionária é a Kitchenaid Commercial de 7,6l. Engrenagem toda de metal, motor que entrega 1/2 hp no bowl. Se você comprar no boleto, aproveitando também os descontos de 10% que sempre aparecem, ela acaba saindo o mesmo preço que uma batedeira planetária profissional de 10l que não tem força pra sovar.
Fiz a receita de pizza da AVPN(1kg de farinha com 58% de hidratação) seguindo a regra de tempo: 10 min para misturar farinha na agua e 20 min sovando. Ficou ligado por 30 min direto na velocidade 2 e só começou a esquentar no final da sova. Acho que foi um bom teste. A massa acabou esquentando mais do que eu queria, mas eu não ajustei a temperatura da água(75-T<ingredientes>-T<ambiente>-I<fricção>). Hoje eu ajustei, usando 10(recomenda-se 9) como índice de fricção, e a massa saiu na temperatura certa.