Prezados,
Atualmente faço meus pães em panela de ferro, porém preciso aumentar a produção (bem artesanal, e doméstica por enquanto), e por isso adquiri um forno de lastro elétrico simples da Metalmaq sem kit de vapor, que cabia na minha cozinha e no meu orçamento.
Mas estou tendo resultados bem medíocres com ele nesse período inicial. Acho que necessito entender a vaporização manual com ele e as temperaturas a serem usadas.
Alguém que já utilizou esse tipo de forno para cocção de pães de fermentação natural selvagem tem dicas de temperaturas para lastro e teto? (Medindo com termômetro a laser, o lastro chega a 230 graus com o termostato de lastro ajustado em 175!), e como posso executar a aplicação manual de vapor? Tempos para aplicação, etc? Já comprei um vaporizador de jardim, coloquei assadeira de ferro com pedras vulcânicas e água... E até agora sem bons resultados.
Desculpem tantas perguntas! kkk Estou ansioso para conseguir tirar um bom pão dele e fazer valer o investimento.
Desde já obrigado!!
Comentários
O meu forno é da linha 70. Envio fotos ao final. Ele veio também com um problema, a o refratário do fundo fica inclinado, e quanto mais esquenta mais inclinado ele fica. Notifiquei a fábrica e estou aguardando a nova pedra.
Acho que o caminho que você iniciou é o correto mesmo, senti mesmo que ele começava prematuramente a pegar uma película na parte de cima zerando a possibilidade de abrir uma pestana, impedindo o crescimento, inclusive acontecendo já uma vez igual aconteceu com você, criando uma pestana "alienigena" na lateral. kkkkkk
Eu não pensava em reduzir a temperatura de teto pois um termometro de forno normal, aquele redondinho metálico me mostrava temperatura abaixo de 190, o termometro de infra mostrava 230 na pedra, então ficava nessa loucura de tentar administrar a temperatura da câmara para chegar o mais próximo de 210 que seria a temperatura ideal, tanto da pedra quanto da câmara. (envio as fotos abaixo da expectativa vs realidade (pães feitos na panela vs o resultado do forno a lastro).
Esse foi o motivo do meu empenho achando que era ausência de umidade e vapor. Na próxima tentativa reproduzirei seu experimento e vamos trocando essa experiência.
Concordo contigo, acho que até então esse não tem sido um bom forno. A temperatura da pedra é MUITO desigual (Talvez pelo defeito que a minha já apresenta vindo de fábrica), e também pela distribuição da resistência superior, concentrando bastante o calor em alguns locais expostos a uma maior área de superfície da resistência.
FORNO
INCLINAÇÃO PEDRA
Inclinação do lastro e termômetro de câmara)
Creio que o ponto principal com esse forno é de fato o excesso de calor gerado pela resistência que fica muito próxima ao pão e lógico, a falta de vapor.
Fiz 2 pães hoje, envio as fotos abaixo.
Primeiro aqueci tigela de ferro e pedras vulcânicas junto com o forno. Forno aquecido com piso com termostato a aprox. 130C e teto a 200C. Cico minutos antes de colocar o pão joguei 400ml de água na tigela com pedras gerando vapor. Spray de água no pao, teto desligado, e depois spray de água no forno de 2 em 2 min pelos primeiros 10 min. Aos 25min aumentado para 150C e aos 35 pros 200 para tentar adiantar o processo de dourar.
Resultado: deu uma pequena pestana, o centro deu um salo bom! Mas a cor não ficou legal, pois tive de tirar por estar queimando demais embaixo.
O segundo pão, mesmo preparo, só que agora reduzi o lastro para 120C (no termostato louco), teto desligado, ligado a 150c aos 20min, e 180c aos 35min. Acho que vacilei na valorização, esse cresceu menos, menos pestana, mas a cor ficou ótima e um pouquinho ainda queimado embaixo.
É isso pessoal, acho que talvez uma solução é conseguir colocar uma pedra refratária abaixo da resistência superior, isso talvez espalharia o calor de maneira mais uniforme e também não geraria um calor excessivo, "amortecendo" quando a resistência ligar. Você que também tem o mesmo forno o que acha V?