Experimentei neste fim de semana fazer um "Pane di Matera" um pão tradicional da Itália que apareceu num
post do TFL.
Um pão 100% sêmola de durum, num formato estranho. E que é moldado
depois do "proof final" e entra no forno em seguida.
O meu ficou um pouco denso, e não cresceu tanto. Acho que, pra variar, eu "over proofed". Sou um overproofer
Mas ficou muito saboroso. O formato também não é tão fácil assim, o que ficou menor, foi o que tentei primeiro e acabei tendo que moldá-lo duas vezes
A massa estava linda e boa de trabalhar, pelo menos antes de eu deixar fermentar demais...
Ainda tenho mais semolina desta, vou tentar de novo.
olha aí:
Comentários
Achei bonitos esses seus, mas que tal o gosto?
pane di matera
vc chegou a ver o vídeo?
segundo uma dica do TFL a dificuldade é justamente uma tênue linha enter pronto pra assar e passado do ponto de assar.
Eu não planejei direito e retardei na geladeira, pra mim retardar sempre dificulta entender o ponto da massa. Além disso essa coisa de moldar e meter no forno também me dificultou a acertar a hora de pré aquecer... Enfim passou da hora...
Aqui em casa as pessoas me chamam de louco: - "Pai, tá ótimo." "Adorei!" - quando digo que ficou meio denso...
Mas eles são loucos, imagina que não gostam de falar de pão o tempo todo, não assistem vídeos de pão, não frequentam o TFL, acham um absurdo não poder sair porque tem que assar um pão... enfim uma gente muito estranha... hehe
Vou tentar de novo.
abs