Ola pessoal, este pão integral eu fiz com uma farinha que gosto muito chamada MIRELLA, minhas tentativas com a ECOBIO e com a RENATA fracassaram, a ECOBIO tem um bom gosto, mas a massa não se segura, ela fica flat, derretida, esparrama e a Renata eu não gostei mesmo, de tudo, do gosto... Peço desculpas, mas não lembro bem a receita, se não me engano foi 65% integral e 35%branca 85%hidratação. e sem sacanagem, o gosto estava maravilhoso, foi um dos paes mais gostosos que fiz, preciso repetir ele urgentemente. Não fez muitos buracos, era algo que queria conquistar, mas não rolou neste caso.
sto
Comentários
Muito bonito esse pão, e deve ter ficado delicioso! Não consigo nem pensar em fazer pão 100% branco, não acho graça, e quanto mais farinha integral, melhor. Nunca usei integral de nenhuma das 3 marcas que você mencionou, costumo usar a Dona Benta integral, que vem embalada a vácuo e supostamente (segundo o pacote...) é moída em moinhos de pedra. Tempos atrás postei uma experiência com 100% integral lá no The Fresh Loaf e recebi diversas sugestões para melhorar o resultado. Curiosamente, agora mesmo estou fazendo outro (ainda fermentando), mas só saberei o resultado amanhã.
Abs!
O que é "extração" neste contexto?
Eu tenho sentido os meus paes pesados, grossos no geral, pesado entende o que digo? fica duro mais rapido também.
é a medida de "quão integral" uma farinha é: http://www.encyclopedia.com/education/dictionaries-thesauruses-pictures-and-press-releases/flour-extraction-rate
Peneirar uma farinha na verdade diminui sua extração.
Vivendo e aprendendo...