Olá, bem-vinda | bem-vindo!

Olhe à vontade. Para postar, entre ou registre-se. Acesso imediato e gratuito :)

Site sem anúncios.
qq dúvida: contato

Forno de lastro ou convecção para pao ?

oi gente, tudo bem? Vou comprar um forno para assar meus pães, e estou olhando e tem vários tipos, mais quero algo mais barato, alguém tem experiência com forno de lastro para pao ? Ou o de convecção? Qual seria melhor?

Comentários

  • VV
    editado julho 2017
    Estamos em sincronia :) 

    Também ando pesquisando fornos.

    Outro dia testei um de lastro, metalmaq. Simples custa por volta de uns 2k. Acho que era este. Funcionou as mil maravilhas. 

    A diferença que o forno faz é enorme!! Vale super a pena. Ando pensando nele. 

    Conversei com um amigo, padeiro profissa, faz destes pães q a gente faz. Segundo ele o ideal é lastro. Que guarda o calor. Ele disse que alguns fornos de convecção podem funcionar, mas não são o ideal.

    Parece que o ideal é elétrico e não a gás. Mais preciso.

    Ainda segundo ele, o melhor forno de lastro é da Ramalhos um módulo custa por volta de 20k. É mais econômico, no consumo de eletricidade, do que os mais baratos. 

    Mas pra mim é muito caro. Este Ramalhos tem três temperaturas diferentes pra serem ajustadas (teto, lastro e porta) e injeção de vapor.

    Na semana que vem devo testar um Prática de convecção, vamos ver como se sai.

    abs

     
  • Sim, eu fiz um orçamento com a Ramalho, quase cai dura kkkkkkk carísimo , tava vendo um de convecção usado...este de lastro que vc experimentou tinha vapor? Ou se for de lastro não precisa?
  • Meu medo é comprar um sem vapor e não funcionar, me conta mais, como ficou a casca do seu pão ? Vc colocou direto no lastro? Como fez com o vapor? Obrigada
  • VV
    editado julho 2017
    Esse, não tinha vapor não, mas os pães ficaram ótimos. Fiz vapor com um spray de água. Deu super certo. Forno elétrico, ao contrário dos à gás, não tem ventilação então o vapor não escapa. 

    Coloquei direto no lastro, usando uma pá de pizza. 

    Minha comparação é com meu forno à gás de casa, um brastemp normal. Uso umas formas tampadas, já que minhas tentativas de fazer vapor nunca resultaram bem. Quer dizer, fazia vapor, mas ele escapava rápido e o pão não dava tão certo.

    No forno de lastro e num forno de pizza à lenha, que já testei também, os pães crescem mais, e mais rápido. Neste elétrico assim que botei a massa, tipo 75% de hidratação, ela ficou com uma carinha meio achatada, achei que não ia dar certo, mas logo a massa cresceu um monte e o pão ficou lindo. Casca fina e brilhante, belas orelhas e ficou gordinho:) Além disso ele pega cor muito mais rápido.

    Acho que com estes fornos mais legais dá até pra fazer a massa mais hidratada, pois o crescimento é fortão.



    Olha aí as fotos, não tenho fotos do miolo, mas tava aberto e fofinho.
    (o branco foi feito pelo @Rodrigo) ;









     

  • oi V, tudo bom? quantos pães consegue assar nessa metalmaq 80x60?
  • Olá. Na verdade 2. Caberiam 4, mas fica muito apertado pra lidar. E como o calor quando as resistências ligam é muito desigual, preciso ficar mexendo nos pães pra eles assarem por igual.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.